terça-feira, 26 de julho de 2011

Livro As partículas elementares - Vendido!


Prólogo pelo autor Michel Houellebecq:


"Este livro trata sobretudo da história de um homem que viveu a maior parte da sua vida na Europa ocidental, durante a segunda metade do século XX. Foi fundamentalmente um solitário, mas não deixou de se relacionar com as outras pessoas. Viveu tempos que foram infelizes e conturbados. O país onde nasceu caía, lenta mas inelutavelmente, na zona económica dos países meio-pobres, e muita gente da sua geração, como se não chegasse viver à beira da miséria, também conheceu a solidão e a amargura. Os sentimentos de amor, de ternura e de fraternidade humanas tinham, em larga medida, desaparecido. Nas relações mútuas, os seus contemporâneos davam sobretudo provas de indiferença, se não mesmo de crueldade. "


Atenção: Este romance contém descrições muito violentas e chocantes além de várias passagens que podem ser consideradas de teor pornográfico, podendo não ser aconselhável a leitores mais sensíveis.
Excerto
"Hoje, cinquenta anos mais tarde, a realidade só veio confirmar o alcance profético das afirmações de Hubczejak - a um nível que ele próprio não teria suspeitado. Ainda restam alguns humanos da antiga raça, em particular nas regiões que estiveram muito tempo submetidas à influência das doutrinas religiosas tradicionais. A sua taxa de reprodução, contudo, não deixa de diminuir de ano para ano e a extinção parece inevitável. Contrariamente às previsões pessimistas, esta extinção faz-se calmamente, apesar de alguns actos de violência isolados e em número cada vez menor. Não podemos mesmo deixar de nos surpreender ao ver a tranquilidade, a resignação e mesmo o secreto alívio com que os humanos concordaram com o seu próprio desaparecimento.
Rompemos o laço filial que nos ligava à humanidade e passámos a viver. Para que toda a gente possa ver, vivemos felizes. O que era inultrapassável para os homens, as forças negativas do egoísmo, da crueldade e da cólera, já não existe para nós. Pode dizer-se que vivemos uma vida completamente diferente. A ciência e a arte continuam a existir na nossa sociedade, mas a procura da Verdade e do Belo, menos estimulada pelo aguilhão da vaidade pessoal, adquiriu um carácter menos urgente. Para os humanos da antiga raça, o nosso mundo parece o paraíso. Por vezes acontece que cheguemos a qualificar-nos a nós próprios - de uma forma, pode dizer-se, um pouco brincalhona - como «deuses», essa palavra tão cheia de ecos para os humanos."
Edição Círculo de Leitores
Ano 2000
308 pg
15 cm x 24 cm
Capa dura plastificada
Preço Wook : 18, 70 euros

USADO
Preço: 10 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...