terça-feira, 26 de julho de 2011

Livro Uma casa na escuridão

Excerto

"Por um instante, temi uma revolução das palavras, mas, ao afastar o livro, reparei que era a minha mão que tremia. Era a minha mão direita que tremia. Desconfortável, fiquei um momento a olhar a minha mão a tremer como se não fosse minha, como se fosse a mão de outra pessoa. Fiquei a olhá-la sem conseguir pará-la. A partir desse dia, e durante todos os dias que vieram a seguir, a minha mão direita começava a tremer à hora de o sol se pôr e ficava a tremer durante toda a noite. Nunca soube por que escrevia. Quando escrevia, sentava-me à escrivaninha, puxava uma folha branca, procurava a minha esferográfica e encontrava, uma a uma, as palavras. Durante anos, habituei-me a ver o meu pai cumprir o mesmo ritual. O meu pai escrevia sonetos. Depois do jantar, todos os dias, sentava-se à escrivaninha, acendia o cachimbo e começava a escrever e a riscar, a escrever e a riscar, a escrever, a ler em silêncio, a meditar, a riscar e a escrever. A minha mãe sentava-se a bordar. Ao fim do serão, o meu pai tinha um soneto pronto e íamos dormir. Quando alguém vinha jantar cá a casa, saíamos da sala de jantar para o salão. As senhoras tossiam baixinho e o meu pai lia alguns sonetos. No fim todos batiam palmas que não se ouviam. As senhoras viravam a cabeça umas para as outras. Os senhores diziam muito bem e davam um aperto de mão ao meu pai. Quando fiz dezasseis anos, o meu pai ofereceu-me a esferográfica com que escrevi o meu primeiro conto, a minha primeira novela, o meu primeiro romance. Tudo o que fez de mim um escritor foi escrito com aquela esferográfica. A mesma que, exactamente dez anos depois de me ter sido oferecida, havia de lançar para o lume até vê-la não ser nada, nem uma brasa a esvair-se, nem um monte de cinza com a forma de esferográfica."

2º romance de José Luis Peixoto
Edição Círculo de Leitores
286 pg
Capa dura e plastificada
12,5 x 20 cm
Preço Wook: 18,00 euros

NOVO
Preço: 8 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...