quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Passatempo Topten


"Seja um Líder em Eficiência Energética

Participe no passatempo Topten e ganhe uma multifunções eficiente!
Está aberto, até ao dia 11 de Dezembro de 2011, o período de participação no Passatempo Topten! Tudo o que precisa de fazer é ir até www.topten.pt e encontrar em casa, no trabalho ou numa loja um dos produtos presentes em qualquer categoria. Depois, tire uma foto junto a esse produto Topten e envie. A mais original ganha uma multifunções energeticamente eficiente!

O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line que pretende orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos consumidores de energia, que utilizamos diariamente: electrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório e ainda automóveis.

A eficiência energética é o critério fundamental na selecção dos mesmos, sendo também considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, no ambiente e o seu nível de qualidade.

Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que estes têm um papel activo no combate às alterações climáticas e informar sobre o que cada um pode fazer para melhorar o seu desempenho ambiental. É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados."

Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça Green Cork


Divulgação
Com a aproximação da época festiva do Natal e Ano Novo as garrafas vão estar com mais frequência em cima das mesas dos portugueses. Vinhos variados acompanharão decerto as ceias e almoços de família, os brindes com espumante a dias melhores não irão faltar. Junte as rolhas que se juntarem em cima da sua mesa e entregue-as para reciclagem.

"O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, o Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “Floresta Comum”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

Porquê reciclar rolhas de cortiça?

A rolha de cortiça faz parte da embalagem do vinho e tal como noutras embalagens em que as tampas ou vedantes são reciclados, a rolha de cortiça também deve ser. Sem esta reciclagem a rolha de cortiça não se pode defender a rolha de cortiça como um produto ecológico. Defendendo a rolha de cortiça estamos também a defender o montado de sobro e a biodiversidade que lhe é associada.

A matéria-prima cortiça, como produto natural (que necessita de um tempo longo de crescimento) é limitada, pelo que o seu reaproveitamento não diminui a utilização da cortiça que sai das árvores, mas permite a sua utilização em outros produtos. Não serão feitas novas rolhas a partir das usadas, as rolhas serão materia-prima para a produção de outros materiais como isolamentos de construção que substituem e se tornam mais competitivos em relação aos seus equivalentes sintéticos menos amigos do ambiente.

Este projecto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas:

1. redução de resíduos
2. defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado
3. plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas)"

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

trnd - experimenta produtos e serviços, é grátis

O que é a trnd?
A trnd é uma comunidade cujos membros têm a oportunidade de experimentar novos produtos e serviços, combinando diversão, inovação e participação. É uma plataforma WOM, ou seja, Word of Moutha forma mais antiga e honesta de fazer publicidade: se gostamos de uma coisa, é natural recomendá-la aos nossos amigos e conhecidos para que também eles possam disfrutar dela. 


Registamo-nos na trnd e depois escolhemos os projetos em que desejamos participar. A trnd promete variedade de produtos: computadores, produtos de beleza, telemóveis, pizzas, livros, viagens e música. É grátis, voluntário, grátis e divertido! Os membros selecionados pela trnd para um projeto vão poder experimentar os produtos em casa e colaborar para dá-los a conhecer entre amigos, conhecidos e família. 



As vantagens de ser membro trnd são simples - ser os primeiros a conhecer as últimas tendências e poder experimentar produtos antes de serem lançados no mercado. Mediante a informação que recolhermos podemos até influenciar o desenvolvimento destes produtos.

As empresas também beneficiam da existência da trnd pois podem investir em novas tendências para desenvolver os seus produtos! A trnd permite chegar diretamente às pessoas interessadas nos produtos e receber um feedback das suas experiências, ficando a conhecer tanto os aspetos positivos, como o que pode ser melhorado.

É fácil: escolhemos os projetos que nos são mais interessantes. Como se processa tudo?

1. O início do projeto - recebemos um convite para participar.
2. Decidimos se queremos participar depois de ler a informação sobre o projeto.Temos de ser ideais para o projeto. Às vezes o número de participantes pode ser limitado, por isso, os que apresentarem os melhores argumentos na sua candidatura, serão os selecionados para participar.
3. Recebemos o nosso pack de início que inclui o produto a experimentar (telemóvel, computador, um produto de grande consumo, etc), assim como informação exclusiva, questionários e uma descrição detalhada do projeto em questão.
4. Agora temos uma missão: experimentar o produto no dia a dia. Ao experimentar tornamo-nos num especialista no produto, nas suas características: devemos falar sobre ele com o máximo de pessoas possível, ajudando assim a promover o produto através do passa-palavra.
5. Damos a nossa opinião sincera. É o produto tão bom como o imaginávamos? O que melhoraríamos? O que dizem os amigos sobre ele? 

6. Partilhamos a nossa opinião enviando relatórios e questionários, participamos no blog do projeto ou no nosso próprio blog e respondemos aos inquéritos ao longo do projeto.



As regras do jogo trnd!

Para que o passa-palavra seja fiável, aberto e eficaz, existem algumas regras.


1. Decidimos em que projetos participar, devemos apenas escolher produtos que nos interessem verdadeiramente.
2. Geramos um passa-palavra sincero e transparente, sem fazer publicidade dissimulada referindo que os produtos estão a ser testados através da trnd e que estamos a participar num dos projetos de Word-of-Mouth.

3. Expressamos as nossas opiniões e sugestões  naturalmente porque não estamos a  vender nada.Procuramos um feedback natural e sincero!
4. Partilhamos a opinião mais sincera, seja ela positiva ou negativa.
5. Responsabilidade: usamos a informação recebida de uma forma responsável, sem manipular ninguém.
6. Temos de saber ouvir, não podemos impor as nossas ideias, mas sim ouvir e conhecer os pontos de vista dos amigos. Quanto mais opiniões tenhamos, melhor!
7. Enviamos feedback regularmente, tanto positivo, como negativo.
8. Vamos passar uns momentos divertidos a fazer isto!


Portanto, ainda não és membro, porque não experimentas? Eu já me inscrevi pois achei o site e tudo o que encontrei muito bem organizado. Então, o que esperas para te fazer membro da trnd? Clica no banner!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quer ganhar produtos da Body Shop?



Partilho convosco o passatempo de Natal do blogue Let's talk about beauty. Participando habilita-se a ganhar produtos da The Body Shop, empresa de cosmética que em 2002 começou "a investir em energias renováveis e a utilizar materiais reciclados nas embalagens dos seus produtos." A autora do blogue pede que escrevam um poema sobre o Natal e a Body Shop até 15 de Novembro.


"Quem quer ganhar uns miminhos da The Body Shop? Tenho um conjunto de produtos da nova linha Candied Ginger para vos oferecer. Para se habilitarem a tal prémio terão que ser seguidores públicos do blog e criar um poema acerca do Natal e da The Body ShopDeixem o vosso poema neste post e os 5 melhores poemas serão enviados para a marca; entre nós decidiremos qual será o vencedor! Sejam criativ@s e concorram até dia 15 de NovembroVálido para Portugal Continental e Ilhas. [Nota: só vou publicar os poemas após terminar o prazo]"

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Campanha Quartel Electrão - ajude os bombeiros da sua zona a ganhar prémios!


A AMB3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, licenciada para a actividade de gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) promove uma acção de sensibilização ambiental designada por Quartel Electrão, com o apoio institucional da Liga dos Bombeiros até 31 de Dezembro
A acção destina-se exclusivamente às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários convidadas pela Amb3E para esta iniciativa. 


A acção Quartel Electrão é um projecto de cariz social de apoio cívico às associações humanitárias de bombeiros voluntários e tem como objectivo sensibilizar as comunidades envolventes no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA). Para isso, integra uma componente dinâmica e interventiva, onde se pretende criar hábitos de correcto encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de REEE e RPA nas instalações das corporações de bombeiros voluntários, com atribuição de prémios em função do peso dos resíduos acumulados. 

Serão atribuídos dois Grandes Prémios Absolutos às duas associações aderentes que tenham acumulado, em termos absolutos, o maior peso total de REEE e RPA. Estes dois prémios distinguem duas posições e são constituídos como se descreve de seguida:

1º Grande Prémio Absoluto  -  Ambulância de transporte de doentes

Características: Ambulância tipo A2 - 9 lugares / 2 cadeiras de rodas

2º Grande Prémio Absoluto  -  Lavandaria Profissional para Bombeiros

Características: 1 máquina de lavar roupa, 1 secador de roupa, 2 sapatas fechadas, 1 calanda industrial, 1 sistema de doseamento automático e 1 vaporeta Veit

Já agora, adianta dizer que EEE, Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos são equipamentos cujo funcionamento adequado depende de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar correctamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos. 

Além destes também os RPA, Resíduos de Pilhas e Acumuladores são objeto de recolha. Existem dois tipos de pilhas: as pilhas primárias e as pilhas secundárias. As primárias  são as pilhas não recarregáveis, são aquelas em que o produto químico não pode voltar à sua forma original uma vez esgotado, por ter convertido a energia química em eléctrica. As secundárias  são pilhas recarregáveis em que a transformação da energia química em eléctrica é reversível, podendo ser recarregadas e utilizadas várias vezes. Estas pilhas também se denominam como acumuladores.

Contacte as associações humanitárias de Bombeiros Voluntários da sua zona e saiba se aderiram a esta iniciativa. Depois procure os monos na sua garagem, sotão, armários e arcas de arrumação,cantos da casa, varanda e quintal...! Monos são os equipamentos eléctricos e electrónicos esquecidos, que estão inutilizados e que só ocupam espaço! Monos é sinónimo de frigoríficos, televisores, máquinas, telemóveis, computadores, torradeiras, varinhas mágicas, aquecedores, impressoras, fotocopiadoras, microondas, secadores … e outros equipamentos eléctricos e electrónicos em desuso ou avariados! Não esqueça pilhas e acumuladores. Entregue-os até 31 de Dezembro, ganhe mais espaço na sua casa: está a ajudar as corporações de bombeiros e  ambiente numa só penada!

Dou e Freecycle, duas plataformas para doar e poupar

Uma forma de poupar no que gasta e de suprir as suas necessidades é através da reutilização de bens subaproveitados por terceiros. 


dou.pt é uma “plataforma nacional para a doação de bens e sua reutilização, que faz a ponte entre quem se quer desfazer de um bem e quem o pretende receber”. Este serviço tem um custo? Para o doador, não. O serviço é totalmente gratuito para quem faz a doação e serve cidadãos, entidades e ONG's. Dentro em breve o receptor pagará uma taxa de 1 euro por transacção - esta taxa serve apenas para manter o serviço activo. Após a colocação da oferta quem doa pode escolher a quem a entrega e o modo de entrega - em mão, pelo correio. O funcionamento é simples e rege-se pelo bom senso. Através do dou.pt podemos diminuir o desperdício e contribuir para melhorar a qualidade de vida de muita gente através de um espírito de entreajuda assente na fácil comunicação que este canal veio tornar possível. Quem tem a mais e não usa e não precisa dá a quem não tem e precisa. O DOU tem um programa de recrutamento de voluntários. Se tem tempo livre, se está desempregado e não sabe como empatar os dias, consulte as áreas disponíveis e colabore. Dia 3 de Novembro este projeto é oficialmente apresentado na Gulbenkian. Para já, veja a apresentação:


Para já O DOU parece não ter musculatura que aguente tantos acessos, está constantemente em pausa. É bom sinal, é sinal de que as pessoas estão a visitar a plataforma. Uma outra plataforma, mais antiga,com expressão internacional e que serve o mesmo objetivo é o FREECYCLE. Verifique se existe um grupo na sua cidade e inscreva-se!


Já depois de ter escrito esta postagem encontrei o Sharing Spot, mais uma plataforma que tem o objetivo de facilitar a doação de bens.É uma rede social de partilha de objetos- e até comida, - e foi criada por três alunos - André Barbosa, David Mota e Tiago Barbosa, - com o apoio dos docentes Gaël Dias e Simão Melo de Sousa da Universidade Beira Interior, na Covilhã, em 2009, no âmbito da competição Imagine Cup onde alcançaram o 2º lugar entre 1500 projetos. De acordo com a notícia que encontrei sobre o lançamento do Sharing Spot, este programa" implementa uma aplicação web para computadores e uma aplicação para as novas gerações de PDA's com Internet e uma ligação para o Windows Live Messenger em telemóveis. Mas mais importante ainda, é o facto do Sharing Spot ser uma comunidade de benfeitores do Messenger (MSN), a rede social da Microsoft de utilização massiva no mundo inteiro. Os doadores são simplesmente utilizadores do Windows Live Messenger. "Todos nós, membros da comunidade MSN podemos ser benfeitores graças ao sharing spot, a uma distância de um click"O trabalho agora premiado pela Microsoft foi desenvolvido em estreita colaboração com as acções sociais das Câmaras da Covilhã e do Fundão e a associação CARITAS".


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...