sábado, 14 de julho de 2012

Revalidação da carta de condução!


Olá! Um amigo meu acaba de ser multado por se ter esquecido de revalidar a carta!! Não custa nada dar uma espreitadela na sua documentção e no site do IMTT - Instituto da Mobilidade Terrestre e dos Transportes!! Além disso desde 5 de julho de 2012, com a entrada em vigor de nova legislação, serão aplicados novos prazos de validade às cartas de condução emitidas após 2 de janeiro de 2013!

Em 1 de Janeiro de 2008 entrou em vigor legislação que introduziu alterações nas idades em que a renovação das cartas de condução é obrigatória. O documento deve ser revalidado de acordo com as idades abaixo indicadas, para as diferentes categorias de veículos, e independentemente da validade averbada no documento. 
Evite as filas de espera e utilize o prazo que a lei lhe concede, procedendo à revalidação da sua carta durante os 6 meses que antecedem o dia em que completa as idades obrigatórias. E tenha em atenção que o documento não pode ser renovado com mais de seis meses de antecedência. 
A carta de condução é revalidada quando atinge as seguintes idades:
1. Condutores de veículos das categorias A, B e B+E, e das subcategorias A1 e B1
  • Aos 50, 60, 65, 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos;
          (Consulte a tabela de revalidação por ano de nascimento do condutor, para estas categorias)
2. Condutores de veículos das categorias C e C+E, e das subcategorias C1 e C1+E
  • Aos 40, 45, 50, 55, 60, 65, 68 anos e, posteriormente, de dois em dois anos;
          (Consulte a tabela de revalidação por ano de nascimento do condutor, para estas categorias)
3. Condutores de veículos das categorias D e D+E, subcategorias D1 e D1+E e da categoria C+E, cujo peso bruto exceda 20.000 kg.
  • Aos 40, 45, 50, 55 e 60 anos.
          (Consulte a tabela de revalidação por ano de nascimento do condutor, para estas categorias)
NOTA (5 de julho de 2012): Com a entrada em vigor de nova legislação, serão aplicados novos prazos de validade às cartas de condução emitidas após 2 de janeiro de 2013, mantendo-se as emitidas antes daquela data válidas pelo período delas constante. Com exceção das cartas de condução das categorias A1, A, B1 ,B e BE (motociclos e ligeiros), cujo prazo de validade continua a situar-se nas datas em que os seus titulares perfaçam 50 ou 60 anos, independentemente do prazo inscrito na carta de condução. Consulte aqui mais informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...