30 sites onde obter fotografias para usar no seu blogue


Tirada daqui


Hoje partilho convosco a minha pesquisa por fotos para uso em blogues, de forma grátis. Vamos lá esclarecer de uma vez por todas: capturar uma foto qualquer que encontrámos na internet, salvá-la no nosso computador e depois usá-la, sem mais, no nosso blogue, é um gesto que todos devíamos evitar. Sim, é errado, e é errado, sobretudo, se não soubermos se o autor dessa fotografia concorda ou não com o que estamos a fazer. E, se soubermos que concorda e não respeitarmos os termos em que ele nos deixa usá-la,...pois, também é errado.

O pensamento comum que atravessa a internet de que é certo usar qualquer foto de qualquer maneira,  é errado. De facto, não é pelo facto de os autores terem publicado as fotos na internet que elas são livres para nossa apropriação e uso. Tanto faz que as estejamos a usar para um fim meramente pessoal - alindar o nosso texto sobre um coração despedaçado - ou comercial, - ilustrar o nosso ebook-  com boa intenção - para recolher donativos para conseguir uma cadeira de rodas para o João -  ou não, tanto faz que demos créditos ao seu autor ou não, ou se estamos a usar 1/3 da fotografia apenas, ou se a alterámos ou mantivémos intacta. Sem saber o que pensa o autor sobre isso...é errado. 

Algumas pessoas passam um mau bocado quando alguém mais rigoroso se aborrece e resolve exigir a remoção da fotografia e ainda uma compensação monetária. Por regra será um fotógrafo ou artista profissional. Então essas pessoas julgam que é errado da parte de quem reclama, invocam até que a fotografia nem era nada de especial. Só que não é errado, é certo. A lei protege o fotógrafo, o artista, até o protege a si que publicou uma fotografia única da Serra da Estrela com neve em Agosto  ou uma foto banal do seu famoso pudim de pão.

Tudo seria mais fácil se quem publica uma foto dissesse logo o que podemos fazer com ela. Mas por vezes nada é dito. Outras vezes, contactamos a pessoa e ela nada diz também! Esperamos e nada. Já me aconteceu. É chato. O pensamento fácil de que as fotos que existem na internet são livres para fazermos o que bem quisermos com elas pula e avança. Está errado. 

Não creiam que também não uso as fotos dos outros sem pedir autorização. Muitas vezes eu presumo isso, presumo que quem reciclou uma garrafa vai gostar que eu a mostre aqui com um louvor. Mas isso está errado. Eu devia presumir, isso sim, que não tenho autorização para o fazer!Se percorrerem este blogue vão encontrar trabalhos de reciclagem e em muitos casos eu não sei se os autores gostam do que fiz. Todavia, em todos os trabalhos aqui apresentados eu preocupei-me em encontrar a fonte original desse trabalho - por isso essas postagens dão trabalho a fazer - e dou link para o autor. Ele saberá que eu fiz isso pois verá tráfego encaminhado deste blogue para esse trabalho. Eu faço isso deliberadamente, não estou a esconder a minha falta. Se o autor quiser, ele encontra-me e pode fazer as suas exigências.  Mas isso que faço não me isenta de culpa, o que faço não deixa de ser errado! 

Algo que todos se deveriam habituar a usar é a Licença Creative Commons. O licenciamento Creative Commons já existe há 10 anos mas muita gente ainda desconhece. E quando conhece não quer saber pois ter de se informar já dá trabalho, é mais fácil enfiar a cabeça na areia e deixar andar. Em vez disso as pessoas escrevem disclaimers - uma declaração que serve para proteger os bloggers de acções legais contra eles ou quem ali comenta - nos seus blogues, sem valor algum, algo como "encontrei todas estas fotos que aqui publico no Google"! Em blogues que agregam conteúdos fotográficos já li um "proibido copiar ou tomarei medidas" quando afinal os seus autores nada mais ali faziam senão colar, disseminar, fotografias recolhidas pela internet fora! Por fim, surgiu o Pinterest, um site que agrega conteúdo visual, extremamente cativante, mas que incentiva fortemente a partilha de fotografias sem créditos ao seu autor!!Choveram críticas e alguns dos termos de uso do Pinterest já foram actualizados.

Entenda-se no entanto que a partilha de conteúdo é essencial e uma das enormes mais-valias da internet. É através da partilha que o conhecimento se expande em todos os domínios, dentro e fora da internet!  Mas fechar conteúdos a esse desígnio, escritos ou gráficos, tem a sua razão de ser pois autores têm o direito de opinar sobre a forma como querem que o seu trabalho seja usado, seja para que finalidade. Nem sempre a utilização que terceiros fazem de outras obras será positiva. Imagine-se o caso extremo dos pedófilos que se apropriam das fotos de crianças e as partilham entre si. A foto do seu blogue, aquela do seu filho na praia, pode dar a volta ao mundo em segundos. Claro que a única forma de impedir que isso aconteça é não publicar na internet. Mas, a partir do momento em que publicamos algo estaríamos a educar muita gente se tornássemos clara a forma como deixamos que terceiros utilizem a nossa fotografia, o nosso texto. E se nos preocupássemos com isso também no momento em que avançamos para o botão direito do rato então muita coisa mudaria! 

Mas este blogue não é o lugar para aprofundar este assunto. Vamos então à listagem de sites onde podem encontrar fotografias para usar nos vossos blogues, sem problemas, e buscadores que facilitam a tarefa. Localizei 30 mas decerto existem muitos mais. Apenas alguns dos sites já têm interface em português, como o Fotolia ou Dreamstime. Já utilizei alguns, mas a maioria são novidade que irei explorar agora.

Quero chamar a atenção para a expressão "royalty free photos" que irá encontrar - ela não significa que pode usar as fotos livremente e apenas que não precisa de pagar (royalties) ao seu autor de cada vez as utiliza e também que a pode usar sempre que quiser sem pagar mais por isso. As fotografias que cairam no domínio público - decorrido um certo prazo, variável de país para país, as fotografias já não estão submetidas a direitos exclusivos de alguém, pessoa física ou jurídica - são as únicas que pode usar livremente mas é preciso, mesmo assim, acautelar a sua origem. 
Os sites stock que disponibilizam fotografias fazem-nas acompanhar de licenças de utilização ou termos de uso. Aí, detalhadamente, dizem o que se pode ou não fazer com as fotografias. O uso das fotografias descarregadas faz-se então de acordo com o estipulado nas licenças. Se mesmo assim tiver dúvidas, contacte o site.Noutros sites deve estar igualmente atento às instruções existentes, e em especial se está a usar um buscador de imagens grátis. Examine sempre os dados da fotografia que pretende utilizar e que resultou dessa busca. 
Alguns dos sites que vai encontrar exigem como contrapartida um link de volta, ou a indicação do nome do fotógrafo,  ou indicam a expressão a utilizar nos créditos. Outros vão pedir que se inscreva para ter acesso às fotografias. Alguns disponibilizam umas linhas de código para colocar no blogue com a fotografia e créditos.  

Note que as breves linhas que escrevo sobre cada um dos sites não excluem que deva ler exaustivamente as licenças de cada um deles.Eis uma dúvida que me ocorre muitas vezes ao ler as condições de uso destas fotografias - um blogue que usa o Adsense é um projecto comercial?

Sites onde pode encontrar fotografias para uso grátis
Free Foto -  o site diz que é a maior coleção de fotografias livres na Internet, exige um link de volta e créditos para uso online e tem versões de alta qualidade disponíveis para venda. Basicamente, se seu uso off-line não é comercial também pode pode baixar as imagens.
Historical Stock Photos - apresenta fotos de cariz histórico apenas para uso pessoal. O site não tem muita informação sobre termos de uso mas disponibiliza um formulário para tirarmos dúvidas.
Photogen - os utilizadores registados podem baixar e usar o Photogen  livremente, tanto para projetos comerciais como pessoais.

Free Range Stock - as suas fotografias podem ser usadas para projectos pessoais e até comerciais, pedem a cortesia de um link para o site, fotógrafo ou agência, e estão abertos a contacto para outras utilizações que caiam fora da licença de uso atribuida. Não se podem usar em produtos para vender, por exemplo, uma t-shirt estampada. 
RGBStock - tem fotografias para utilização em blogues, sem problemas, depois de feita a inscrição no site, ou para flyers e outras utilizações, a título ilustrativo e onde a fotografia não seja a componente essencial do produto final. Para utilização em re-distribuição comercial ou outras situações não previstas na licença, deve contactar o autor da fotografia.
Free Digital Photos - fotografias para utilização livre em blogues com crédito para o site e autor da fotografia, se tal não for possível, a fotografia pode ser adquirida.
Pic Drome - aqui encontra fotografias que cairam no domínio público, é uma colecção de fotografia digital, livre de direitos autorais e licenciado sob Creative Commons CC0 1,0. Todas as imagens são livres para  uso pessoal, educacional e comercial, sem restrição.
Photo 8 - para uso online o autor pede um link clicável, crédito legível junto da foto utilizada e menção da fonte das fotografias. Os termos de uso são muito detalhados e é um bom lugar para perceber até que ponto os autores levam a sério a protecção dos seus direitos.
Image After - as fotografias são de uso livre para fins pessoais ou comerciais, mas atenção à proibição da redistribuição.
PHOTL - fotografias para uso pessoal e projectos não comerciais.
SXC.hu - para minha surpresa acabo de ver que este site, que eu utilizei bastante, foi adquirido pelo Getty Images. Vender ou redistribuir é proibido. Contactei, por diversas vezes, os fotógrafos para utilizar as suas fotografias em condições mais particulares e tive acesso de alguns, outros proibiram. Para uso em blogues, é simples.
Dreamstime -  
 A Dreamstime dispõe de uma secção gratuita, totalmente pesquisável e constantemente actualizada.
123RF - possui uma secção de imagens grátis, é obrigatória a inscrição no site.
Imagebase - para uso pessoal e comercial desde que o autor seja creditado.
Free Pixels - para uso pessoal e comercial, com indicação da fonte das fotografias.
Geek Philosopher - para uso pessoal e comercial, com link para o site de fotografia.
Cepolina - fotografias para uso pessoal e comercial desde que se link para o site.
Stock Vault - explicita claramente que as fotografias podem ser usadas no seu blogue, mesmo que ele contenha anúncios. São para uso  pessoal e não comercial.
Unprofound - neste site não é preciso inscrição para fazer download de fotografias e as fotos estão organizadas por cor. Podemos contribuir e criar um portfolio online. Gosto muito do site.
Photo Rack - para uso comercial e pessoal, sem exigência de créditos.
Fontplay - um grupo de pessoas tirou fotografias e disponibilizou-as online. O risco da sua utilização pertence-nos.
Morguefile - as fotografias podem ser adaptadas, usadas para fins comerciais e sem atribuição do autor original. Imagens gratuitas para a sua inspiração,para referência, e uso em seu trabalho criativo, seja ele comercial ou não!
Public Domain Pictures - fotografias de domínio público, para uso pessoal e comercial, todavia, o site acautela o uso comercial das fotografias pois pode haver um modelo de cedência a observar, e aquelas que contêm produtos.
CLKER - imagens de domínio público, mas de carácter vetorial, e fotografias que podem ser vetorizadas com uma ferramenta para se tornarem clipart.
PDphoto - a maior parte das fotografias colocadas neste site estão no domínio público mas o seu autor aconselha a que seja lida a sua licença.
Public Domain Photos - fotografias no domínio público, que podem ser usadas para qualquer fim, mas se tiverem marcas ou produtos devem utlizar-se com cautela.
Public Photo - fotografias disponibilizadas ao domínio público, por isso podem ser utilizadas para qualquer fim e não há necessidade de creditar ou pagar por elas.
Kozzi - têm fotografias em secção grátis mas sujeitas a termos de uso, não se esqueça que é quase sempre assim.

Fotolia - este site também disponibiliza imagens gratuitas numa secção particular.
From Old Books - incluo também este site que tem imagens de livros antigos, muito interessantes. Vão até lá e se aparecerem anúncios do Adsense que vos digam alguma coisa, cliquem neles e sigam-nos. O site precisa desse apoio MAS não cliquem só por clicar, não é isso que se pretende. O Liam também aceita donativos.
Wikipedia - ligações para sites comfotografias de domínio público

Buscadores de fotografias grátis 

Para facilitar a tarefa de encontrar fotografias existem buscadores como os abaixo listados. Examinem bem a fotografia que encontraram através deles e os dados disponibilizados. Na dúvida sobre o seu uso para o vosso projecto, contactem o seu autor. Podem perder tempo, mas acabará por ser tempo bem empregue.

PhotoPin - busca de fotografias Creative Commons e Flickr
ComFight - apresenta um sistema de filtros - Creative Commons, Comercial, etc
Flickr Creative Commons - fotografias com licença Creative Commons de atribuição genérica
Search Creative Commons - CCSearch não é um motor de busca e não assegura que as fotos encontradas no final sejam as desejadas, aconselhando cautela.
Pixabay - busca fotos para uso comercial e sem que seja necessário atribuição de créditos ao autor, mas verfiquem as limitações.
Free Pik - fotos, vectores, ilustrações e ficheiros PSD. Indica sites de terceiros e é aí que devemos encontrar a informação sobre o resultado da nossa busca e verificar em que condições poderão ser usadas as imagens.
Pic Findr - encontra fotografias licenciadas sob a Creative Commons, GNUGeneral Public License) ou acordos específicos dos autores com os sites onde estão alojadas.
Every Stock Photo - assume-se como um motor de busca para as fotografias.
Flickrcc Net  - o Peter programou este motor de busca para loclizar imagens grátis, disponibilizadas sob uma licença Creative Commons no Flickr e juntou um editor grátis. 



Programas de afiliados
Existem sites de imagens com programas de afiliados. Tornando-se afiliado obtem uma forma perfeitamente legal de usar as fotografias do site para ilustrar o seu blogue, e, quem sabe, até pode ganhar dinheiro com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!