sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Enfeites de Natal realizados por crianças











Anteontem fui fazer umas compras de Natal e no hall do Centro Comercial Foz Plazza encontrei uma série de árvores de Natal decoradas pelas crianças de alguns jardins de infância da Figueira da Foz. Trata-se de uma exposição organizada pelo Centro Comercial, o  tema do concurso é O reino da selva, daí aparecerem tantos animais nas decorações. Os elementos decorativos destas árvores de natal foram construidos aproveitando toda a espécie de embalagens e desperdícios - identifiquei latas de bebidas, emabalagens de iogurte, CD, cápsulas Nespresso, caixas de ovos, tubos de cartão, ratos de computador, rolos de papel higiénico, velhas meias, restos de lã, pratos de papel. Bastou um pouco de imaginação, colas e tintas para dar nova vida aos lixos. Além de proporcionar um contacto com o conceito de reutilização dos materiais, sem dúvida que esta acção deve ter sido bastante divertida para os miúdos: os bonecos são simples de executar e bem engraçados. Além do efeito decorativo bem conseguido também é curioso  observar como foram transformados os desperdícios. Se for às compras ao Centro Plazza, dê uma voltinha pelas árvores de Natal que vale a pena! Se não estiver nem perto, aqui ficam as fotografias!

Uma ideia luminosa para o Natal - a OHGNI!



Vá até ao site do criador ,o artista multifacetado e designer José Lourenço, e saiba mais sobre a OH!GNI, uma ideia luminosa para o Natal e também para o ano inteiro - a OH!GNI é sinónimo de um mundo com mais luz, calor, poesia e humor.

O OH!GNI é um objecto de design de criação 100% nacional! É uma lanterna muito original:

  - O seu conteúdo gráfico pode mudar num abrir e piscar de olhos!​​​​ Um simples sistema de ímanes permite-lhe substituir ​imagens em poucos segundos.​ Pode escolher imagens impressas em acetato A3 ou criar os seus próprios desenhos em papel ou em materiais mais pesados como tecido, folha metálica, papel fotográfico, etc. ​ ​  - Pode aumentar ou reduzir a velocidade de rotação da lanterna ajustando o ângulo das pás da turbina ou alterando o número de velas acesas - a lanterna pode acolher entre uma a três velas. 
- Pode escolher entre dois tipos de energia: velas ou lâmpada de halogéneo  e em ambos os casos o OH!GNI funciona graças ao fluxo de ar quente. ​ 
Esta lanterna incorpora apenas vidro borosilicato, com alta resistência ao calor e máxima transparência, garantindo máxima segurança.​​ As peças que aquecem durante o funcionamento possuem pegas de cortiça, garantindo excelente isolação térmica. ​ As velas permanecem a salvo se, por acidente, derrubar o seu OH!GNI  - contrariamente a outras lanternas, o OH!GNI possui uma base que, em caso de derrube, se desliga da restante estrutura. ​ 

Em defesa dos valores nacionais, a OH!GNI foi criada com recurso a fornecedores e a mão-de-obra nacionais. Portugal produz cortiça e cartão mas não fabrica níveis de bolha, nem ímanes, nem acetato, nem alumínio, nem vidro borosilicato... Estas matérias primas foram, pois, importadas para Portugal e aqui transformadas até se tornarem componentes do OH!GNI.​ A OH!GNI é fabricada no Porto mas é uma ideia luminosa para o MUNDO! Vá até ao site conhecer a OH!GNI!

(Postagem elaborada a partir de informação do site do produto.)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...