Projecto Génesis - Reciclagem de computadores


Olá leitores e amigos. Já escrevi aqui anteriormente sobre o magnífico trabalho que o designer J.Edson Azevedo realiza utilizando o lixo como matéria prima para suas criações, o projecto Génesis. Hoje trago mais novidades. Em Janeiro, um vizinho de Edson cedeu-lhe dois monitores de TV. Edson desenvolveu uma ideia que rapidamente obteve adesão de mais pessoas - criou papeleiras de parede para o espaço público. A comunidade reagiu tão bem que mais monitores foram chegando. Edson limpa e pinta a caixa exterior desses aparelhos inutilizados e, depois, com a ajuda da comunidade, coloca-os na parede das casas. É o fim do lixo no chão e a verdade é que o design da papeleira consegue até ser superior ao de muitas que já encontrei nos espaços públicos. Como ele escreveu no seu blogue, este é mais um" projeto comunitário feito com amor e preocupação sustentável".


Mas Edson achou que tinha de fazer algo mais pelo meio ambiente. Assim, ele organizou uma oficina dirigida  às crianças da comunidade. O programa da oficina tem desenho, modelagem de personagem e criação de toys com material reciclado. Ele achou que fazer arte com lixo não era suficiente para ajudar o meio ambiente e daí a criação esta escolinha de educação ambiental. Edson tem pena de não ter um espaço maior e mais adequado que pudesse acolher todas as crianças que querem participar. Mas no futuro, com mais apoios, isso pode mudar. Por isso é importante que as notícias sobre o Projecto Génesis sejam divulgadas. A oficina já leva três meses de funcionamento e ele promete que em breve mostra o resultado.
E como descartar equipamento electrónico sem causar dano ao meio ambiente nem à saúde das pessoas? Está em curso na cidade onde o Edson vive a campanha Porto Digital para sensibilizar as pessoas sobre o descarte de lixo electrónico. Ou seja, os aparelhos inutilizados devem ser entregues em pontos pré-determinados para serem devidamente reciclados e não deitados no contentor do lixo comum. Lembram-se do ECO, aquele robot que criado por Edson J. Azevedo a  partir de lixo e que até fala? Essa é outra forma de dar um outro destino ao lixo, com recurso à criatividade. Vejam o video, O ECO é a estrela da campanha e Edson recebe um elogio mais que merecido. Vão até ao blogue do Projecto Génesis e sigam-no para apoiar e estar a par de todos os seus desenvolvimentos, que, estou certa, serão úteis e inspiradores para muitos.

Comentários

  1. Olá querida!
    Quero convidar-te para seguires o meu espaço, Blog !
    Seria uma alegria ver-te no meu cantinho!
    Ofereço um selinho! Espero que gostes.

    Beijocas com carinho ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!