O que é a tara recuperável?

A crise económica e social é a notícia do dia, todo os dias. O Governo debita medidas em cima de medidas e números deprimentes. Os jornais imprimem-nos. As empresas dizem-se afectadas, as pessoas fazem contas à vida e temem o futuro. Mas antes do futuro chegar existe o tempo presente a algumas pessoas não querem esperar e recusam-se a cruzar os braços. Sabem que o meio ambiente está ameaçado, que os recursos naturais que consumimos não vão durar para sempre se os comportamentos não se alterarem. E por isso fazem o que podem. Como não podem fazer nada sós, a união faz a força, recorrem às plataformas online  como o Facebook, o LinkedIn, o Twitter e outros, para fazerem chegar a sua mensagem a outras pessoas, formarem e informarem, buscarem compreensão e apoios. O que os move não é um desejo individual, é uma causa que diz respeito a todos os cidadãos mesmo que  a estes pareça que não. A união faz a força. É preciso que as pessoas se juntem, que reflitam sobre a realidade. Não a que está longe de si, aquela que observam. E sobre ela que podem e devem agir. Cada um sabe de si, das suas competências e como utilizá-las para fazer a diferença. De forma voluntária. Se muitos se voluntariarem o esforço dilui-se e um objectivo que parecia inatingível torna-se um facto consumado!
Recordo-me muito bem dos meus pais juntarem todas as garrafas de bebidas e irem entregá-las para recuperar a tara. Isso foi há mais de 30 anos. Deitá-las ao lixo não era opção e muito menos atirá-las à rua. O que aconteceu? Esse hábito quase se perdeu e em cima dessa deshabituação, aumentou a variedade e o número de embalagens vazias produzidas. Nos filmes norte-americanos quantas e quantas vezes vemos as pessoas a reunir garrafas e latas nas ruas e a irem entregá-las a depósitos contra pagamento. A cada vez que via isso sempre me perguntei porque não é implementada a ideia de uma vez por todas em Portugal. Não poderiam algumas pessoas melhorar os seus orçamentos por esta via? Não poderia esse pequeno esforço, multiplicado, tornar-se um grande contributo para a melhoria do meio ambiente? 

O TaraRecuperavel.org é um movimento cívico de preservação ambiental que defende que todas as latas e garrafas de bebidas possam ser trocadas por dinheiro, à semelhança do que acontece há anos em 12 países europeus como a Alemanha ou a Holanda. Esta mudança permitirá reduzir impacto ambiental, melhorar processos de reciclagem e baixar os preços dos produtos para os consumidores.

Leiam o Manifesto , apoiem e espalhem esta ideia! 
O objectivo final é a criação de uma lei que imponha taras recuperáveis para todas as garrafas e latas. O sucesso do movimento Tara Recuperável depende da nossa ação cívica e voluntária. Reserve algum do seu tempo, pode ser apenas 1 minuto por dia, e colabore como mais lhe agradar - consulte aqui o que pode fazer, as sugestões são muitas.

Também pode encontrar o projecto no Facebook - http://www.facebook.com/TaraRecuperavel
Vá lá e faça um Like!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!