terça-feira, 27 de setembro de 2011

Uma horta na varanda

Como tudo começa...


Cortar os garrafões de água e furar para posterior aplicação de parafusos que os vão prender ao suporte feito de canas.


 Aspecto de um dos garrafões já com a salsa crescida!

Aspecto dos garrafões de água presos ao suporte colocado na parede, cada um com um tipo de plantinha diferente

Esta ideia, uma solução simples e económica para ter ervas de cheiro frescas e à mão na nossa casa, é da Pumpkina Zappa e do Paulo Cardoso.  Eles vivem na Figueira da Foz e por isso agrada-me especialmente mostrar no blogue algo que está a acontecer na cidade onde vivo e não a milhares de quilómetros. Aproveitando para reutilizar os garrafões de água vazios para colocar a terra e com recurso a canas para fazer o suporte, eles criaram uma pequena horta de ervas aromáticas na varanda. A ideia das hortas urbanas de varanda ou até da recuperação de terrenos abandonados entre edifícios citadinos para a prática agrícola é uma ideia que está a colher adeptos em todo o lado. Isso sucede não apenas porque as pessoas estão, na sua maioria, a obter menos dinheiro no final do mês e a procurar meios de economizar a todo o custo, mas também porque lentamente se está a recuperar o valor tradicional da sã cultura terra, da obtenção de alimentos puros e sem aditivos e dos benefícios que esse tipo de actividade na Natureza encerra, físicos e até emocionais. 

Alguns links interessantes para quem achar que está verde nestas andanças mas queira iniciar-se quanto antes no mundo da horticultura. Um top 10 das ervas aromáticas com fotos apetitosas, conselhos úteis para cultivar ervas aromáticas e chás em recipientes, para os mais decididos, uma loja online que vende sementes hortícolas, muita informação no Fórum no jardineiro e espaço para tirar dúvidas também, e o desafio mais abrangente do Plantar Portugal. E ainda um passo-a-passo fotográfico de uma horta na varanda feito com floreiras. Em próximos posts continuarei a desenvolver este tema. 


Nota: 1 ramo de salsa custa 0.60 cts, 1kg de salsa custa 150 euros. Pensem nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...