Donos para os cachorros da praia de Buarcos

 >>339 pessoas leram esta história. Obrigada!!<<


Actualização do Dia 25 de Novembro: fui à praia ver se por acaso ainda haveria vestígios dos cachorros e da cadela. Não havia marcas de patas na areia,apenas pegadas de pessoas,os cachorros já lá não estão. A APAFF nunca respondeu às questões que coloquei via Facebook, não sei se chegaram a apanhá-los ou não, conforme a conversa que tive com a rapariga que encontrei no local. Não sei se o assunto foi resolvido ou se se resolveu. Aqui ficam as últimas fotos, sem cachorros.





No dia 21 de Setembro vi uma cadela e 4 cachorros no areal de Buarcos. Quando cheguei a casa alertei a Associação de Proteção dos Animais da Figueira da Foz para essa situação através de mensagem na página do Facebook. Todavia, independentemente do que essa Associação possa ou não possa fazer, há algo que todos nós podemos fazer. Esses animais precisam de uma família e de uma casa. Divulgue esta situação no seu blogue ou por email pois só assim será possível (e é urgente) que se encontrem donos para estes animais. 



Os quatro cachorros estão abrigados debaixo da plataforma do restaurante Gota d'Água, em Buarcos, sob vigilância atenta da cadela, que apesar de ladrar muito, é inofensiva.  Como podem ver eles estão famintos. Estes três lançaram-se sobre a comida e devoraram-na em segundos assim que nos afastamos. O quarto já não chegou a tempo de comer.


A embalagem vazia. O paté repartido pelos três focinhos não passou de uma migalha. Aqui eles estão a olhar para a mãe, que deve igualmente estar faminta. A senhora que estava comigo veio a pé desde a rua da República para lhes dar comida e água. Quando a deixei ia ao Restaurante da Celeste Russa ver se conseguia mais comida pois ambas percebemos que os animais estão esfomeados...


De acordo com a informação de outra senhora preocupada que apareceu, parece que a história que se conta em Buarcos é que a cadela e os cachorros foram ali largados por uma mulher. Uns têm o pêlo mais curto, outros mais longo e mesclado. Vejam na fotografia abaixo como já se notam as costelas do cãozinho de pêlo curto. Quando os vi pela primeira vez há um par de semanas atrás estavam mais gordinhos. A comida começa a escassear pois cada vez vai menos gente à praia. A sorte deles tem sido o bom tempo!


Vê-se o focinho de um dos cachorros debaixo da plataforma. Pelo menos podem abrigar-se. Mas isso não chega. O restaurante está fechado mas se nada for feito quando os donos regressarem vão encontrar quatro cadáveres de cachorro debaixo do chão. Eles não vão sair dalí pois já perceberam que é seguro. Não nos deixaram aproximar, o que é bom. Por um lado ao divulgar este assunto temo que lhes façam mal. Mas eles não podem continuar ali, é preciso agir.



Acredito que se divulgarmos com empenho esta situação é possível que se encontre quem possa ficar com eles. É um caso delicado: uma cadela e quatro filhotes, já grandinhos como se pode ver. Mas como são bonitos e vivaços penso que alguém irá gostar deles. Agradeço a todos os bloggers da Figueira da Foz que divulguem estas imagens, pode parecer pouco, mas é essencial para salvar a vida a estes animais.

**
Actualização: hoje, dia 12 de Outubro. Fui deixar comida e só encontrei lá 3 dos 4 cachorros. Também não avistei a mãe. O chuveiro de praia foi desmontado pelo que eles vão deixar de ter água para beber, pelo menos por ali perto. Rosnaram-me e só foram comer depois de muita hesitação. Nos próximos dias não vou poder voltar à praia de Buarcos. Voltei a informar a Associação de Proteção de Animais da Figueira da Foz pois pouco mais posso fazer. Às 19:30 a minha irmã levou água para os cachorros - a cadela já lá estava - mas alguém já também se tinha lembrado disso, felizmente! A ração tinha desaparecido. Ela diz que não se lembra de ver o pacote sequer. Ou alguém a removeu ou os cachorros o puxaram para debaixo da plataforma, ou comeram tudo e o vento o levou, o que vos parece? Agradeço que continuem a divulgar p.f. Obrigada!

**
Actualização: hoje, dia 16 de Outubro. Eu e a minha irmã fomos levar comida e água aos cachorros e encontrámos uma menina que trabalha com a APAFF. Disse-nos que estão a tentar apanhar os cães e que a situação é muito delicada e complicada de resolver, quer ali, quer depois, pois serão precisas pessoas especiais para fazer uma adopção destas. São cães que não tiveram uma boa socialização com os humanos, por isso fogem. Iam fazer uma nova tentativa à tarde pois precisam de reunir várias pessoas para o fazer. Neste momento apenas lá encontrámos a cadela e o cão mais esguio, de pelo mais curto e claro, que a menina me diz ser uma cadela. Disse-nos também que as pessoas não se envolvem, pura e simplesmente não querem saber de animais abandonados, e que a APAFF está lotada. Por isso espero que esta divulgação sirva também para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar dos animais o mais responsavelmente possível - cada um deve fazer o que pode, a indiferença é que nada resolve. Também me disse que uma jornalista esteve no local a inteirar-se da situação, possivelmente do jornal O Figueirense, que foi aquele que contactei. Espero ainda que não haja cães mortos debaixo da plataforma.:(







Comentários

  1. Tuga querida, tudo bem?
    Belezas e coitadinhos ao mesmo tempo! Aqui no Brasil tem campanha para adoção desses animais abandonados! E também tem um programa para castração.
    Grato pela visita ao meu blog! Gostou?
    Grato pelos comentários> Gostei.
    Eu tenho 3 cachorros e um gato. Vc viu lá não foi? Aqueles que aparecem numa "Cortina " de tatro! Adoro esses bichinhos!
    Melhorou do constipado?
    Beijos e uma linda noite no seu verãotono!

    ResponderExcluir
  2. Aristides, então sempre eram seus! Eu achei que sim, mas eram muitos,fiquei sem ter a certeza!

    ResponderExcluir
  3. Tadinhos! Espero que consigas doninhos pra eles todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!