O aviso de malware da Google explicado




Anteontem eu andava a visitar blogues a aparecia-me continuamente este aviso de software malicioso ou malwares, isto é, programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas no nosso computador. Pensei que fosse brincadeira de mau gosto, um bug  do Blogger e deixei para depois averiguar. Meti um apelo aqui e alguém simpático lembrou-me que relógios, contadores, glitters e sei lá mais o quê podem conter códigos maliciosos. Removendo resolve-se, em princípio, o problema. Mas nem sempre. Um exemplo: um selo de um site seguro que colocámos no nosso blogue pode despoletar o alerta da Google se o site originário tiver sido entretanto alvo de um ataque e posteriormente classificado de malicioso pela Google. Se o colocamos no nosso blogue o Google vai emitir alertas para os nossos visitantes marcando o nosso blogue como potencialmente perigoso.


O aviso parte da Google que implementou este sistema em Julho. Mas o blogue "infetado" visitado não sabe deste aviso a menos que tenha configurado a Ferramenta Webmaster da Google para receber os alertas na caixa de correio. O que é que eu fiz? Fui directa ao Google e fiz um exame aos meus blogues. Fiquei a saber que estão limpos e que ninguém vai receber avisos de software malicioso por visitar-me. Deve fazer isso pois ao receber esse aviso as pessoas já não seguem para o seu blogue. Ao mesmo tempo configurei as minhas preferências para ser avisada se acontecer a hipótese de ter o tal software malicioso. Veja como fazer, é simples.

Primeiro, deve iniciar sessão nas ferramentas webmaster do Google.
Quando tiver acabado de entrar vai ver a listagem dos seus sites verificados. Para minha surpresa o blogue Palavras-Cruzadas não estava verificado. Como pode ver não há aqui dados pois acabei de realizar a verificação através de uma meta tag, uma das hipóteses que a Google sugere.
Veja agora do lado esquerdo: se clicar onde diz DIAGNÓSTICOS, irá abrir um menu que diz SOFTWARE MALICIOSO. Clicando em cima o Google irá fazer o exame do nosso site e ver se existe ou não o software em causa.
Se acontecer ter um dos seus sites infectados terá de seguir as informações que a Google lhe der em seguida. Eu não sei quais serão, ainda não sucedeu, felizmente.


Para receber avisos sobre software malicioso na sua caixa de correio:



Na página inicial das Ferramentas Webmaster da Google, do lado esquerdo, acesse PREFERÊNCIAS. Aí vai poder encaminhar mensagens das Ferramentas Webmaster do Google para qualquer endereço de e-mail. No meu caso aparecia o meu email principal, que eu selecionei, de seguida escolhi GUARDAR PREFERÊNCIAS. E é só isso.


Para saber mais aconselho um bom site cheio de informação sobre como evitar o badware, aqui. (em inglês)

Comentários

  1. Maravilha.
    Muito obrigada pela partilha.
    Super beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho avisos destes mas não consigo comentar, os meus comentários desaparecem.:(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!