sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Dia Mundial da Normalização é hoje



A International Organization for Standartization (ISO), criada em 1947, é uma organização não governamental sediada em Genebra. Ela é responsável pela elaboração e aplicação dos standards internacionais de qualidade. As ISO são normas técnicas  que orientam as organizações no sentido de obterem uma qualidade crescente em diversos setores - materiais, produtos, processos e serviços. A título de exemplo, as IS0 14000 são um guia para a gestão ecológica e surgiram devido à pressão dos consumidores progressivamente mais preocupados com a actuação das empresas em relação ao meio ambiente. Destinam-se a facilitar a integração de um sistema empresarial de gestão ambiental. A série de normas ISO 14000 visa alcançar três objectivos:
- Promover uma abordagem a nível internacional quanto à gestão ambiental dos produtos;
- Aumentar a capacidade das empresas para a realização de uma performance ambiental e medir seus efeitos; 

- Facilitar o comércio, eliminando as barreiras dos imperativos ecológicos.

Eis a mensagem difundida pela  ISO neste ano -  International Organization for Standardization:

No mundo actual, temos a expectativa de que as coisas funcionarão da maneira que esperamos que elas funcionem.

 Esperamos que ao pegar o telefone sejamos capazes de nos ligar instantaneamente a qualquer outro telefone no planeta. Esperamos ser capazes de nos ligar à Internet e receber notícias e informações, instantaneamente. Quando ficamos doentes, confiamos nos equipamentos médicos utilizados para nos tratar. Quando conduzimos os nossos automóveis, temos a confiança de que os sistemas de gestão do motor, de direção e de freios, e os sistemas de segurança para crianças são confiáveis. Esperamos estar protegidos contra falhas na energia elétrica e os efeitos nocivos da poluição.

 As normas técnicas nos dão esta confiança globalmente. De facto, um dos principais objetivos da normalização é oferecer esta confiança. Sistemas, produtos e serviços desempenham seu papel conforme esperamos devido às características essenciais especificadas nas normas técnicas.

As normas técnicas para produtos e serviços apoiam a qualidade, a ecologia, a segurança, a confiabilidade, a interoperabilidade, a eficiência e a eficácia. Elas fazem tudo isso ao mesmo tempo em que proporcionam aos fabricantes a confiança na sua capacidade de atingir os mercados globais, com a certeza de que seus produtos funcionarão em todo o mundo.

A interoperabilidade cria economias de escala e assegura que os usuários possam obter serviços onde quer que estejam. Assim, as normas técnicas beneficiam consumidores, fabricantes e prestadores de serviço da mesma forma. O mais importante é que, nos países em desenvolvimento, isto acelera a disponibilidade de novos produtos e serviços e incentiva o crescimento da economia.
As normas técnicas criam esta confiança por serem desenvolvidas em um ambiente aberto e transparente, onde cada uma das partes interessadas pode contribuir.

O objetivo dos parceiros IEC- International Electrotechnical Commission, 
 ISO e ITU -International Telecommunication Union, é facilitar e aumentar essa confiança global, de modo a ligar o mundo com normas técnicas.

Em Portugal, o Sistema Português da Qualidade (SPQ) é "a estrutura que engloba, de forma integrada, as entidades que congregam esforços para a dinamização da qualidade em Portugal e que assegura a coordenação dos três subsistemas — da normalização, da qualificação e da metrologia —, com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da sociedade em geral".

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