O projeto de reciclagem Gênesis de J.Azevedo


J.Azevedo é um jovem brasileiro que cria, como ele próprio diz, "arte diferenciada" a partir do lixo. Desejando contribuir para a educação ambiental de crianças e jovens ele constrói personagens e máquinas dignas de filmes de George Lucas. Crianças e adultos,  ninguém consegue ficar insensível ao trabalho criativo e planos deste versátil e talentoso artista. Vamos todos apoiar Projeto Gênesis!Divulgue!


1. Qual a sua formação e atividade principal?
J.Azevedo:Tenho formação de Ensino Médio e alguns cursos profissionalizantes, Desenhista, Ilustrador, Designer de Moda e Artista Plastico e posso assim dizer um autodidata.Trabalho como designer de moda há 8 anos.




2. Quando e como começou o seu interesse pela reciclagem criativa de materiais?
J.Azevedo:Começou em 2009, quando eu fiz um trem com latinhas para a vitrine de uma loja da empresa que trabalho, era uma campanha para o Dia das Crianças. Uma amiga minha que era vitrinista na época, me deu maior incentivo, pena que a ideia não foi aprovada, no momento fiquei um pouco desanimado, mas depois eu comecei a ver que muitas coisas que eu descartava, até mesmo em minha própria residência, poderiam ser usadas para criar incríveis trabalhos; com isso, comecei a perceber que nem tudo era lixo e sim uma matéria prima riquíssima, a partir dali comecei e não parei mais, como eu já criava meus personagens de massa epóx com detalhes reciclados, vi que poderia criar um projeto bastante inovador, usando somente o material reciclado.


3. Pode-nos explicar o processo de criação em breves palavras? (Como tem a ideia, materiais que usa, tempo que demora a executar, etc?)
J.Azevedo:Geralmente quando recebo um material reciclado seja ele, um frasco de perfume, um mouse ou qualquer outro material, eu começo logo a elaborar uma ideia a partir da forma daquela peça, as vezes crio um esboço inicial pra não esquecer, mas geralmente a peça finalizada nunca fica igual ao esboço inicial, a medida que vou desenvolvendo a peça vou tendo novas ideias. Também busco inspirações em filmes de ficção e na web, o tempo de criação de uma peça varia muito de uma para outra, porque cada peça é única e quanto maior o detalhe mais demorada se torna. Uma mais simples, dependendo da minha inspiração pode durar uma semana.


4. Quais são os seus projectos para futuro nesta área?
J.Azevedo:Pretendo conseguir apoio para abrir minha galeria de arte e oficina , onde eu possa estar ensinando um novo formato de educação sustentável, viajar por vários lugares apresentando meu Projeto, dando workshop e palestra sobre conscientização sustentável, esse é o Projeto Gênesis- conscientizar a todos que ainda há tempo para ajudar a natureza, se cada um de nós fizermos um pouco. Pretendo também lançar um livro ilustrado, com alguns projetos para crianças e ilustrações sobre meio ambiente. Também quero ter meu outro lado, com artes mais conceituadas e elaboradas.


6. Por favor complete esta frase: Podemos mudar o mundo se......fizermos mais pelas pessoas e pelo meio ambiente.


Agradecimentos ao J.Azevedo por ter respondido às minhas questões de forma tão solícita. Votos de muito sucesso para este maravilhoso projecto! Mas não vão já embora daqui sem ver J.Azevedo apresentado o seu trabalho e o robot ECO em acção: ele tem movimento e fala.Vejam os videos seguintes:



Comentários

  1. Já te sigo, uma amiga me recomendou o blog, e fiquei encantada com o que vi, és um gênio muito consciente.
    Sim, ainda há tempo para salvarmos a natureza, se cada um fizer um pouquinho já vai ficar melhor para o futuro do Planeta...Consciência é tudo !
    Parabéns pelo projeto!
    Sou uma professora e é muito bom estar a par dessas coisas que fazes,utilizando materiais que podem ser reciclados.
    Beijo, já sou tua admiradora.
    Mery*

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, obrigador por tudo Belinha, quero agradecer também a Professora Mery , por suas belas palavras.
    Aqui vão dois links do meu projeto que acabei de postar no Youtube. grande abraço!!

    http://www.youtube.com/watch?v=eym7ol85XXg

    http://www.youtube.com/watch?v=j1EFWQ80bQ4

    ResponderExcluir
  3. Este tipo é fantástico. Até fez o robot falar e mexer.Parabéns! Sou o Marco, de Matosinhos,não tenho blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!