quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reciclar cápsulas, caricas ou sameiras

As cápsulas metálicas das garrafas, também chamadas caricas ou sameiras (regionalismo, Porto), pode ser reutilizadas de muitas maneiras. Eis alguns exemplos: arte, jogos infantis, bijutaria, decoração. Inspire-se e mãos à obra!


Os mosaicos de Molly B. Right


Jogo das Caricas, Antiga Portuguesa


Uma colagem da Jennifer.


A proposta da Elizabeth.


Pulseiras da Michelle Bonds





Assobios do Loran Scruggs


Rick Ladd, caricas inspiradas no barroco.








Yoav Kotik, designer em Jerusalém, Precious Metal.


Magnetos para frigorífico, da Pokkuru


Mosaico de J.T.Unger


Um cesto, uma dos projectos da Diana Thorold




Um brinquedo, sugestão The Craft Connection


Uma ideia de Fab Tabulous


Colar do Suma-uma

Outras formas mais elementares de reutilizar as caricas são os jogos e as coleções. Quando eu era criança ainda entrei em corridas de caricas com os meus amiguinhos. Colocávamos casca de laranja para as preencher e assim ficavam mais pesadas. Depois com o dedo indicador e polegar improvisávamos uma espécie de mola, apoiando os restantes dedos ou nos passeios, na pedra lisa, ou em muros bem aparados de cimento... e vai de fazê-las avançar. Também havia quem recortasse figuras, caras de ciclistas ou super heróis, e as colasse dentro das caricas.  Quem se despistasse voltava ao início. Quem cortasse a meta em primeiro ganhava. No Porto as caricas tomam o nome de sameiras. Colecionar caricas era também do agrado da criançada pois eram coloridas e todas diferentes. As marcas incentivaram as coleções estampando bonecos dentro delas. Ainda hoje a atração pela carica não desapareceu.  Mr. K começou por fazer um site para aprender programação e acabou colecionador de caricas - tem mais de 4000! Conheçam esse site com cápsulas de produtores de champanhe do Aube, umas parentes ricas das caricas!E a coleção de caricas do Bert?!



E, para finalizar, deixo a título de curiosidade um anel 2 em 1, ideal para quem quer estar sempre preparado para abrir a sua garrafa de cerveja ou refrigerante: o anel abre-garrafas! Ultimamente têm aparecido garrafas com abertura fácil - o mundo redondinho das caricas também evolui!

Um comentário:

  1. BOM DIA SE ESTIVEREM INTERESSADOS POSSO FORNECER 500 KILOS DESTAS CARICAS A 2 EUROS O KILO..PARA VARIOS FINS..TENHO MUITAS EM STOCK...CONTACTO FACE BOOK maria manuela Joaquim@facebook.com

    ResponderExcluir

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...