VIK MUNIZ no Museu Berardo até 31 de Dezembro

Exposição temporário de Vik Muniz, no Museu Berardo, em Lisboa. Conheça o site do artista, aqui.
A exposição temporária VIK no Museu Berardo é a maior retrospetiva do artista plástico brasileiro Vik Muniz até à data.  Mais de uma centena de trabalhos representativos da sua trajetória artística estão em mostra. Vik utiliza materiais pouco convencionais para compôr os seus trabalhos fotográficos: papel recortado, sucata, calda de chocolate e algodão. A referência a clássicos da história de arte deu origem a obras emblemáticas como a famosa réplica da “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, feita com geleia e manteiga de amendoim. Mais recentemente, o artista tem-se dedicado à criação de obras de grande escala, destacando-se a série de imagens feitas a partir de lixo, cujo processo criativo é a base para o documentário Lixo Extraordinário.

Neste filme a história dos retratos de crianças - famílias a quem a vida já extraíu toda a doçura, os retratadas são filhos de trabalhadores dos canaviais que fazem 16 horas de trabalho diário para sobreviver - é o ponto de partida para uma exploração da ideia da mudança da atitude das pessoas através da arte. Será isso possível? O Jardim de Gramacho é o maior aterro do mundo em recepção de volume de lixo recebido. 70% do lixo do Rio de Janeiro vai ali parar, o dos ricos e o dos pobres, mistura-se ali, assim dissolvido o classismo, o pior que o Brasil tem, para Muniz. Na "cidade do lixo" e ao seu redor, desenvolveu-se a indústria da reciclagem. Os catadores são elementos essenciais ao processo - separam o lixo, indiferentes ao cheiro ou à tristeza, os camiões levam-no para os depósitos e daí vão para a indústria de granulados. Um catador, Tiao, vai até Londres e deambula com Muniz na Philips de Pury & Company entre obras de arte contemporânea de Damien Hirst, Basquiat e Gavin Turk enquanto discutem o preço das obras de arte. Tiao vê Sebastião Marat, obra de Muniz, em leilão, render 28.000 libras e chora ao telefone com a mãe do outro lado da linha. O mesmo material que é o ganha pão dos catadores transforma-se em arte e os próprios catadores assim retratados são resgatados e dignificados aos olhos do mundo. Mas também eles mudam no processo. O dinheiro resultante desse projecto foi usado em projectos de apoio social à comunidade de 
catadores. Em 2012 espera-se que esse aterro seja fechado.

Visitem a magnífica página dedicada ao artista no site Arstsy.net!

Comentários

  1. Um espectaculo! Adorei esta exposição.
    Obrigado por nos presentear com esta maravilha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!