Campanha Quartel Electrão - ajude os bombeiros da sua zona a ganhar prémios!


A AMB3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, licenciada para a actividade de gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) promove uma acção de sensibilização ambiental designada por Quartel Electrão, com o apoio institucional da Liga dos Bombeiros até 31 de Dezembro
A acção destina-se exclusivamente às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários convidadas pela Amb3E para esta iniciativa. 


A acção Quartel Electrão é um projecto de cariz social de apoio cívico às associações humanitárias de bombeiros voluntários e tem como objectivo sensibilizar as comunidades envolventes no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA). Para isso, integra uma componente dinâmica e interventiva, onde se pretende criar hábitos de correcto encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de REEE e RPA nas instalações das corporações de bombeiros voluntários, com atribuição de prémios em função do peso dos resíduos acumulados. 

Serão atribuídos dois Grandes Prémios Absolutos às duas associações aderentes que tenham acumulado, em termos absolutos, o maior peso total de REEE e RPA. Estes dois prémios distinguem duas posições e são constituídos como se descreve de seguida:

1º Grande Prémio Absoluto  -  Ambulância de transporte de doentes

Características: Ambulância tipo A2 - 9 lugares / 2 cadeiras de rodas

2º Grande Prémio Absoluto  -  Lavandaria Profissional para Bombeiros

Características: 1 máquina de lavar roupa, 1 secador de roupa, 2 sapatas fechadas, 1 calanda industrial, 1 sistema de doseamento automático e 1 vaporeta Veit

Já agora, adianta dizer que EEE, Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos são equipamentos cujo funcionamento adequado depende de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar correctamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos. 

Além destes também os RPA, Resíduos de Pilhas e Acumuladores são objeto de recolha. Existem dois tipos de pilhas: as pilhas primárias e as pilhas secundárias. As primárias  são as pilhas não recarregáveis, são aquelas em que o produto químico não pode voltar à sua forma original uma vez esgotado, por ter convertido a energia química em eléctrica. As secundárias  são pilhas recarregáveis em que a transformação da energia química em eléctrica é reversível, podendo ser recarregadas e utilizadas várias vezes. Estas pilhas também se denominam como acumuladores.

Contacte as associações humanitárias de Bombeiros Voluntários da sua zona e saiba se aderiram a esta iniciativa. Depois procure os monos na sua garagem, sotão, armários e arcas de arrumação,cantos da casa, varanda e quintal...! Monos são os equipamentos eléctricos e electrónicos esquecidos, que estão inutilizados e que só ocupam espaço! Monos é sinónimo de frigoríficos, televisores, máquinas, telemóveis, computadores, torradeiras, varinhas mágicas, aquecedores, impressoras, fotocopiadoras, microondas, secadores … e outros equipamentos eléctricos e electrónicos em desuso ou avariados! Não esqueça pilhas e acumuladores. Entregue-os até 31 de Dezembro, ganhe mais espaço na sua casa: está a ajudar as corporações de bombeiros e  ambiente numa só penada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!