Dou e Freecycle, duas plataformas para doar e poupar

Uma forma de poupar no que gasta e de suprir as suas necessidades é através da reutilização de bens subaproveitados por terceiros. 


dou.pt é uma “plataforma nacional para a doação de bens e sua reutilização, que faz a ponte entre quem se quer desfazer de um bem e quem o pretende receber”. Este serviço tem um custo? Para o doador, não. O serviço é totalmente gratuito para quem faz a doação e serve cidadãos, entidades e ONG's. Dentro em breve o receptor pagará uma taxa de 1 euro por transacção - esta taxa serve apenas para manter o serviço activo. Após a colocação da oferta quem doa pode escolher a quem a entrega e o modo de entrega - em mão, pelo correio. O funcionamento é simples e rege-se pelo bom senso. Através do dou.pt podemos diminuir o desperdício e contribuir para melhorar a qualidade de vida de muita gente através de um espírito de entreajuda assente na fácil comunicação que este canal veio tornar possível. Quem tem a mais e não usa e não precisa dá a quem não tem e precisa. O DOU tem um programa de recrutamento de voluntários. Se tem tempo livre, se está desempregado e não sabe como empatar os dias, consulte as áreas disponíveis e colabore. Dia 3 de Novembro este projeto é oficialmente apresentado na Gulbenkian. Para já, veja a apresentação:


Para já O DOU parece não ter musculatura que aguente tantos acessos, está constantemente em pausa. É bom sinal, é sinal de que as pessoas estão a visitar a plataforma. Uma outra plataforma, mais antiga,com expressão internacional e que serve o mesmo objetivo é o FREECYCLE. Verifique se existe um grupo na sua cidade e inscreva-se!


Já depois de ter escrito esta postagem encontrei o Sharing Spot, mais uma plataforma que tem o objetivo de facilitar a doação de bens.É uma rede social de partilha de objetos- e até comida, - e foi criada por três alunos - André Barbosa, David Mota e Tiago Barbosa, - com o apoio dos docentes Gaël Dias e Simão Melo de Sousa da Universidade Beira Interior, na Covilhã, em 2009, no âmbito da competição Imagine Cup onde alcançaram o 2º lugar entre 1500 projetos. De acordo com a notícia que encontrei sobre o lançamento do Sharing Spot, este programa" implementa uma aplicação web para computadores e uma aplicação para as novas gerações de PDA's com Internet e uma ligação para o Windows Live Messenger em telemóveis. Mas mais importante ainda, é o facto do Sharing Spot ser uma comunidade de benfeitores do Messenger (MSN), a rede social da Microsoft de utilização massiva no mundo inteiro. Os doadores são simplesmente utilizadores do Windows Live Messenger. "Todos nós, membros da comunidade MSN podemos ser benfeitores graças ao sharing spot, a uma distância de um click"O trabalho agora premiado pela Microsoft foi desenvolvido em estreita colaboração com as acções sociais das Câmaras da Covilhã e do Fundão e a associação CARITAS".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Truques para reciclar e poupar no Dia das Bruxas

Reciclagem de CD

Feliz Natal e um teatro de sombras!