quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tubular chair de Daniel Oliveira - reutilização de materiais

"A esplanada desenvolvida no início do Verão de 2012, resulta de um processo evolutivo de um conceito e do teste de uma ideia em vários ambientes.
A “tubular chair” foi, assim, criada como forma de dar resposta crescente às expressões cenográficas do carácter de Daniel Oliveira. Sustentada no princípio de reutilização de materiais, como forma de reduzir os custos de produção e contribuir para um mundo sustentável, a “tubular chair” que compõe a esplanada é o 3º estágio de evolução do conceito desenvolvido.Numa primeira fase, a ideia passou por pegar naquilo que, no processo industrial, se apresenta como resto, sobra e desperdício e aplicá-lo como material de construção, reutilizando-o. Nesta peça, existem duas componentes do design, a estrutura e o revestimento. A primeira é composta pelos tubos de papel que são o núcleo das bobines de linhas, desperdícios da indústria têxtil. O tecido usado no revestimento são sobras e restos da mesma indústria.A produção da “tubular chair” passou por, numa primeira fase explorar o conceito de uma forma estética com um design arrojado, por forma a provar a possibilidade de criar o “belo” a partir do lixo. Uma vez criada a primeira peça, os bancos desenvolvidos para o “evento largo” procuraram testar a funcionalidade e a portabilidade do conceito num ambiente em que se exigia a sua praticabilidade. Foi também neste evento que surgiu a união da “tubular chair” com as mesas resultantes do reaproveitamento das bobines de cobre utilizadas nas telecomunicações.Por fim, a “tubular chair” adquiriu a forma cuidada que apresenta nesta esplanada, através de um apuramento das técnicas envolvidas no processo de construção. Nesta versão, houve necessidade de se realizar uma adaptação ergonómica das mesas, por forma a atingirem a altura desejada.Sendo este um estágio transitório de amadurecimento do conceito, constantemente em actualização, esta peça demonstrou que o mesmo pode ser expresso de diversas formas devido ao seu carácter modelável.
 |tubular chair| Daniel Oliveira 2012 | p/ EP estúdio café (foto Jorge Costa . texto Mário Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui. Volte em breve pois novas coisas e ideias serão acrescentadas! Se tem sugestões não hesite em partilhá-las para que este blogue nos seja mais útil e interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...